quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como é feita a produção industrial de insulina?

A insulina, hormônio produzido pelas células beta do pâncreas e medicamento essencial ao tratamento da diabetes, pode ser produzida industrialmente de várias maneiras.
A partir de pâncreas de mamíferos, em geral boi e porco, ou a partir de microrganismos (bactérias ou leveduras) modificados por engenharia genética.
O pâncreas congelado é moído e adicionado a uma solução alcoólica para extração da insulina. Depois de várias etapas de filtração e evaporação do álcool, a insulina é precipitada pela adição de sal à solução final. Após cristalização, é transformada em insulina humana por meio de uma reação catalisada por enzimas. Em
seguida, é purificada em colunas cromatográficas para eliminar proteínas contaminantes.
Altamente purificada, a insulina é então cristalizada na presença de zinco.
Quando se usam bactérias ou leveduras modificadas por engenharia genética, um precursor da insulina é obtido inicialmente na fase de fermentação. Essa proteína precursora é coletada por filtração, quando se usa levedura, ou através do rompimento das bactérias seguido de centrifugação e filtração. Uma vez obtido,
esse precursor sofre diferentes reações químicas e enzimáticas para sua transformação em insulina. Também nesse caso a insulina passa por várias cromatografias visando à obtenção de um produto altamente purificado para cristalização na presença de zinco.
Independente da origem – células de mamíferos ou de microrganismos –, os cristais de insulina são dissolvidos para a preparação de remédios de ação rápida ou cristalizados para ter ação lenta, atendendo às diferentes necessidades dos pacientes diabéticos.
[CH 132 – outubro/1997]

Luciano Vilela
DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
DA BIOQUÍMICA DO BRASIL (BIOBRÁS)

20 comentários:

  1. Amigo , não utilize letras escuras e pequenas , nem todos possuem visão do super homem para ler, ok ? abrass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente por esse motivo que todos os navegadores quando se aperta as teclas "CTRL" e a tecla "+" simultaneamente, aumenta a fonte das paginas, e todos que são cegos conseguem ver. Agora, nós que temos a visão normal, ou como você diz vusão de super homem, podemos ver sem ampliar a tela. abrass.

      Excluir
    2. Realmente está difícil de ler, mas é irrelevante diante da utilidade da informação fornecida.

      ABC!

      Excluir
    3. Realmente está difícil de ler, mas é irrelevante diante da utilidade da informação fornecida.

      ABC!

      Excluir
    4. é irrelevante diante da informação, é relevante sim! além de prejudicar a leitura por que força muito os olhos,e, também é de mau gosto! até porque, não custa nada trocar de cor preta para o branco, a não ser que não queira que as pessoas leiam!

      Excluir
    5. O problema está apenas na cor da fonte utilizada. A página já é escura.

      Excluir
  2. Muito interessante a explicação,não tinha nem ideia do que era feito a insulina,

    ResponderExcluir
  3. a letra em branco ficaria melhor que preta!!!!
    o tamanho da letra se fosse maior ficaria melhor
    o texto é muito interessante...Obg

    ResponderExcluir
  4. O cara coloca letra escura,ai fica difícil!!

    ResponderExcluir
  5. Pensei que fosse feito com sangue humano...Santa ignorância!

    ResponderExcluir
  6. Pensei que fosse feito com sangue humano...Santa ignorância!

    ResponderExcluir
  7. O camarada explicou algo tão importante, e vcs estão questionando tamanho de letra. Aff

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante

    ResponderExcluir
  9. colocar um texto preto em fundo marrom é pessimo para a leitura

    ResponderExcluir
  10. Amigo está péssimo pra ler mesmo, fazer oque? Parece que foi feito pra não ser lido uashuashuhas
    Mas ok, ninguém vai morrer se selecionar o texto pra poder enxergar.
    Valew pelas informações!

    ResponderExcluir
  11. Realmente o fundo na cor que está dificulta,
    da para mudar mais nem todos sabem como fazer,muito útil a informação obrigado , mais a resposta foi um pouco grossa, mesmo porque cego não vê e diabéticos nem todos, mais alguns como eu tem dificuldade para ler,tem que usar lente de aumento.

    ResponderExcluir
  12. Beibe beibe do beibe do biruleibe leibe?

    ResponderExcluir
  13. Tuve el placer de trabajar en estrecha colaboración con el Sr. Pedro durante varios años como socios comerciales. durante el tiempo que pedro y su equipo de la compañía de préstamos sirvieron como representante de hipotecas para mi casa y también para el financiamiento de mi negocio y me ayudó a cerrar préstamos que realmente me ayudaron en mi negocio hoy, estuvimos constantemente muy por encima de nuestra meta y esto solo puede ser atribuible al arduo trabajo del Sr. Pedro. Aprecio su arduo trabajo y también muchas gracias a su equipo por ayudarme con un préstamo para hacer crecer mi negocio. Si está buscando un préstamo de cualquier tipo, comuníquese con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com. El Sr. Pedro es un oficial de préstamos honesto que trabaja con una gran cantidad de inversores dispuestos a financiar cualquier proyecto. Afortunadamente, con el tiempo, nuestra relación creció más allá del trabajo y todavía estoy feliz de llamarlo un amigo de confianza.

    ResponderExcluir