sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A BIOLOGIA É UNA


A BIOLOGIA É UNA


A biologia é una. Quer quando estuda, em seus aspectos mais abrangentes, os ecossistemas, as populações, os indivíduos ou os seus órgãos, quer quando enfoca os mecanismos, em seus menores e mais complexos detalhes, em nível celular ou molecular, o biólogo está sempre voltado à compreensão de um único e mesmo fenômeno: a vida.
É fundamental, portanto, que a vida, em toda a sua riqueza e diversidade de manifestações, seja, também, o fenômeno a ocupar o centro das atenções do ensino de biologia, dandose prioridade aos seus aspectos integradores, em detrimento de conhecimentos muito específicos e descontextualizados.
Em grande parte, essa nova proposta de como ensinar a biologia está relacionada à própria mudança, ocorrida nas últimas décadas e no seio da própria disciplina, de seu conceito fundamental – a vida.
Se antes vida era caracterizada como substantivo, como “coisa”, a ser conhecida a partir do estudo de suas partes e em detalhes, hoje isso já não é mais possível. Integrados aos conhecimentos gerados pela física e pela química, os conhecimentos atuais da biologia impõem um novo conceito, em que a vida, enquanto fenômeno a ser investigado, passa a ser vista como verbo, como processo, como ação.
Ao professor, essa nova visão sobre a vida impõe também uma mudança de metodologia no ensino: além de dar importância aos componentes que caracterizam a vida (os seus constituintes químicos, as organelas, as células, os tecidos etc.), ele deverá, agora, preocupar-se também com os “comportamentos” desses constituintes da vida, buscando tornar evidente a seus alunos os processos mais amplos em que eles estão envolvidos.
Tendo em vista esse novo enfoque em relação à vida – e, portanto, em relação também à própria Biologia – disciplinas, como a citologia, a histologia e a embriologia, antes tratadas de maneira isolada e estanque, devem passar a ser abordadas de maneira integrada, em vários momentos do curso e sob enfoques e níveis de aprofundamento também diferentes.
Sob o fio condutor da biodiversidade ou à luz da evolução, os conteúdos específicos dessas disciplinas, antes considerados árduos e se prestando apenas à memorização, devem agora adquirir novo significado para os alunos, uma vez que se tornam chaves para a resolução de problemas e a compreensão de processos importantes que envolvem, por exemplo, as interações entre os seres vivos e o ambiente.
Parte da riqueza de novas temáticas e novos contextos que passam a envolver a citologia, a histologia e a embriologia encontra-se representada nos textos a seguir, selecionados para compor uma das seções desse volume.


FONTE:
Biologia : ensino médio / organização e seleção de textos
Vera Rita da Costa, Edson Valério da Costa. – Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2006.125 p. (Coleção Explorando o ensino; v. 6)

Um comentário:

  1. Olá, muito legal as informações só que as letra esta negra e muito pequena para a cor de fudo é rorrivel conseguir ler.....

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