quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como e por que a temperatura do corpo se altera?

Como os invertebrados não podem regular sua temperatura corporal, eles estão à mercê do ambiente em que vivem.
Mas os vertebrados desenvolveram mecanismos para manter sua temperatura corporal relativamente
constante, por meio de ajustes entre produção e perda de calor.
Nos animais pecilotérmicos (de sangue frio), esses mecanismos de ajuste da temperatura corporal são rudimentares, e sua temperatura corporal varia dentro de limitesconsideráveis. Nos mamíferos e aves, animais homeotérmicos (de sangue quente), a temperatura corporal mantém-se relativamente constante, apesar de amplas variações na temperatura ambiente. Nos animais homeotérmicos, a temperatura normal varia de espécie para espécie e, em menor grau, de indivíduo para indivíduo.
No homem, a temperatura corporal normal é de cerca de 37ºC, com variações individuais de cerca de ±0,5ºC e com variações ao longo do dia de 0,5 a 0,7ºC. O funcionamento normal do nosso organismo depende de uma temperatura corporal constante, pois a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo, além de variar com a temperatura, possuem uma
função ótima dentro de limites estreitos de variação da temperatura.
No nosso organismo, o calor é produzido por exercícios musculares, pela assimilação de alimentos e pelos processos metabólicos vitais.
É perdido pela radiação, pela condução, pela convecção e pela evaporação da água através da pele e das vias respitarórias. O equilíbrio entre produção e eliminação de calor é que determina a temperatura corporal.
No homem, o hipotálamo, localizado no cérebro, é responsável pela regulação térmica, sendo por isso denominado termostato humano. Está ajustado para 37,0 ± 1,0°C. Variações na temperatura corporal dentro dessa faixa desencadeiam respostas reflexas de conservação (tremor e vasoconstrição periférica) ou dissipação (sudorese e vasodilatação periférica) de calor.
A febre, um dos mais conhecidos sinais de doença, ocorre não só nos mamíferos,mas também em aves, peixes, répteis e anfíbios. No caso dos animais homeotérmicos, os mecanismos de regulação da temperatura comportam-se como se tivessem sido ajustados para manter a temperatura corporal em níveis mais elevados que o normal, isto é, como se o “termostato” tivesse sido reajustado para um ponto acima de 37ºC. Sendo assim, os receptores de temperatura indicam que a temperatura corporal está abaixo do novo ponto de ajuste, desencadeando a ativação dos mecanismos de produção de calor pelo hipotálamo.
[CH 132 – outubro/1997]

Danusa Dias Soares
LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA
DO EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL
DE MINAS GERAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário