quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como é feita a produção industrial de insulina?

A insulina, hormônio produzido pelas células beta do pâncreas e medicamento essencial ao tratamento da diabetes, pode ser produzida industrialmente de várias maneiras.
A partir de pâncreas de mamíferos, em geral boi e porco, ou a partir de microrganismos (bactérias ou leveduras) modificados por engenharia genética.
O pâncreas congelado é moído e adicionado a uma solução alcoólica para extração da insulina. Depois de várias etapas de filtração e evaporação do álcool, a insulina é precipitada pela adição de sal à solução final. Após cristalização, é transformada em insulina humana por meio de uma reação catalisada por enzimas. Em
seguida, é purificada em colunas cromatográficas para eliminar proteínas contaminantes.
Altamente purificada, a insulina é então cristalizada na presença de zinco.
Quando se usam bactérias ou leveduras modificadas por engenharia genética, um precursor da insulina é obtido inicialmente na fase de fermentação. Essa proteína precursora é coletada por filtração, quando se usa levedura, ou através do rompimento das bactérias seguido de centrifugação e filtração. Uma vez obtido,
esse precursor sofre diferentes reações químicas e enzimáticas para sua transformação em insulina. Também nesse caso a insulina passa por várias cromatografias visando à obtenção de um produto altamente purificado para cristalização na presença de zinco.
Independente da origem – células de mamíferos ou de microrganismos –, os cristais de insulina são dissolvidos para a preparação de remédios de ação rápida ou cristalizados para ter ação lenta, atendendo às diferentes necessidades dos pacientes diabéticos.
[CH 132 – outubro/1997]

Luciano Vilela
DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
DA BIOQUÍMICA DO BRASIL (BIOBRÁS)

2 comentários:

  1. Amigo , não utilize letras escuras e pequenas , nem todos possuem visão do super homem para ler, ok ? abrass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente por esse motivo que todos os navegadores quando se aperta as teclas "CTRL" e a tecla "+" simultaneamente, aumenta a fonte das paginas, e todos que são cegos conseguem ver. Agora, nós que temos a visão normal, ou como você diz vusão de super homem, podemos ver sem ampliar a tela. abrass.

      Excluir