sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Por que o óvulo se divide gerando gêmeos univitelinos?

Por que o óvulo se divide gerando gêmeos univitelinos?
O que provoca essa divisão e como ela ocorre?

Na verdade, quem se divide é o embrião, não o óvulo. A formação de gêmeos univitelinos ou idênticos ou monozigóticos corresponde a um terço dos casos. Esse fenômeno acontece durante o desenvolvimento do embrião (multiplicação celular) quando, após a fertilização de um óvulo por um espermatozóide, o embrião divide-se dando origem a dois ou mais novos embriões com idêntico material genético.
Essa forma de gemelaridade pode ser encarada em algumas espécies como um caminho de adaptação para a sobrevivência.
Esse princípio parece não se aplicar ao ser humano, onde a ocorrência de gêmeos monozigóticos é aparentemente um fenômeno casual e fracamente hereditário. Contudo, observa-se que um número um pouco maior de gêmeos monozigóticos tem nascido após o uso de medicações para indução da ovulação.
Existem várias formas possíveis de gêmeos monozigóticos. Quando o embrião se divide pouco tempo após a fertilização, os gêmeos monozigóticos serão diamnióticodicoriônico, ou seja, cada um tem seu próprio âmnio (bolsa) e córion (placenta) – o fenômeno ocorre em torno de 8% das gestações gemelares. O tipo mais comum de gêmeos monozigóticos é o diamniótico-monocoriônico (cerca de 75% dos casos), em que a divisão embrionária ocorre entre o 4º e 8º dia após a fertilização. Nesse caso,os embriões têm a sua própria bolsa, mas dividem a mesma área placentária. Se o embrião se divide após o 8º dia de sua fertilização, é chamado de monocoriônico-monoamniótico, isto é, os gêmeos têm a mesma bolsa e a mesma placenta. Esse tipo corresponde a menos de 1% dos casos e normalmente é o que apresenta mais complicações durante a gestação. Por fim, se a divisão embrionária ocorre após o 12º dia, poderá ser imperfeita, levando a malformações estruturais (xifópagos).
[CH 203 – abril/2004]

João Batista
Alcântara Oliveira
CENTRO DE REPRODUÇÃO HUMANA,
 MATERNIDADE SINHÁ JUNQUEIRA
(RIBEIRÃO PRETO/SP)

Biologia : ensino médio / organização e seleção de textos Vera Rita da
Costa, Edson Valério da Costa. – Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2006.
125 p. (Coleção Explorando o ensino; v. 6)

7 comentários:

  1. meu sonho é ter gemeos identicos...tem algum procedimento que posso fazer para induzir esse tipo de gravidez???

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo sugiro que leia http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/como-explicar-as-diferencas-entre-gemeos-identicos/

    ResponderExcluir
  3. cara, esse fundo marro é muito ruim para ler, muda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, fiquei curiosa pra lê mas desistir por causa da cor meu olhos lacrimejaram no primeiro parágrafo =(

      Excluir
  4. Achei muito clara e interessante a explanação! Só tenho uma pergunta, aliás na maioria dos casos, em qualquer área de ciências humanas isso sempre ocorre ! Somando os 8% de gêmeos com duas bolsas e duas placentas + 75% de gêmeos com duas bolsas e uma placenta + 1% de gêmeos com uma bolsa e uma placenta perfaz uma total de 84%. E nos outros 16% que faltam, o que acontece?

    ResponderExcluir
  5. Minha primeira gestação foi gemelar, bivitelinos de bolsa e placenta diferentes. Tenho 3 casos na familia ( um casal que sao filhos da minha avo paterna; Primas - gemeas identicas filha do meu tio paterno e irmaos do meu avo materno gemeos bivitelinos) qual a incidencia de eu ter gemeos novamente com indutores? Queremos muito a segunda gestação gemelar pois perdemos um dos bebes por negligencia medica! a primeira gestaçao foi natural.

    ResponderExcluir