quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A morte é inevitável para todos os seres vivos ou existem alguns que não passam pelo ciclo de envelhecimento e morte?

A morte faz parte do ciclo da vida, assim como o envelhecimento.
As estruturas e funções de um organismo, logo após o nascimento, mostram-se freqüentemente em um estado que não é aquele que será exibido quando o indivíduo atingir a maturidade.
O processo de maturação de alguns sistemas, como o sistema nervoso por exemplo, é bastante lento em algumas espécies. Os mecanismos da maturação são bastante complexos e alguns não são bem conhecidos.
Portanto, é difícil estabelecer com clareza critérios que permitam identificar o final da maturação e o início do processo de envelhecimento. Na verdade, trata-se de um desenvolvimento contínuo que atinge um patamar, a que costumamos denominar “vida adulta”, e a partir dele inicia-se o envelhecimento. É importante notar que os diversos sistemas orgânicos – digestivo, respiratório, circulatório
etc. – apresentam diferentes estágios de desempenho ao longo desse processo, e podem mostrar sinais de maturação e/ou envelhecimento em momentos diferentes quando comparados entre si.
Existem espécies de organismos menos diferenciados, como unicelulares e esponjas, por exemplo, que podem reproduzir-se por divisão simples de um único indivíduo, ou então, por brotamento de partes do corpo de um indivíduo inicial. Nesses casos, pode-se considerar que não há morte do indivíduo original, porque é seu próprio corpo que se divide e dá origem a outros indivíduos, precisamente iguais a ele.
[CH 185 – agosto/2002]


Mirian David Marques
MUSEU DE ZOOLOGIA,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário