terça-feira, 21 de setembro de 2010

O que é transplante de núcleo?

O transplante ou transferência de núcleos consiste em retirar o núcleo de uma célula e colocá-lo em outra, cujo núcleo original foi removido.
O processo de transferência é realizado com a ajuda de um microscópio óptico, fundamental para a visualização das células e para a correta manipulação das micropipetas – instrumentos utilizados para a retirada do núcleo, assim como para a injeção deste em outra célula.
A técnica pode usar tanto núcleos retirados de células adultas quanto de células embrionárias. Em ambos os casos, o núcleo é inserido em uma célula-ovo de outro indivíduo. Esse procedimento foi realizado por vários grupos em meados da década de 1980. Para a geração da ovelha Dolly, divulgada em fevereiro de 1997, foi utilizado o núcleo de uma célula adulta. O núcleo da célula derivada do úbere (que contém as glândulas mamárias) de uma ovelha adulta foi transferido para o ovo sem núcleo de outra ovelha.
A geração de Dolly provou que o núcleo da célula de um mamífero adulto é totipotente (capaz de gerar um novo indivíduo).
[CH 191 – março/2003]


Marcio Alves Ferreira
DEPARTAMENTO DE GENÉTICA,
INSTITUTO DE BIOLOGIA, UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

2 comentários:

  1. As letras estão muito pequenas e escuras. Cuide disso, pois quase enfiei a cara no monitor para ler.. a cor pode até ficar a mesma, porém aumente a letra! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. letra ruim de entender com esse fundo

    ResponderExcluir