O Plano de Trabalho Docente - PTD - é a forma de o professor se organizar para ministrar suas aulas. Parte dos professores já o pratica, muitos anotam num caderno todo o conteúdo que passarão para o aluno, porém os professores mais experientes nem precisariam disso. Entretanto, hoje, é uma exigência para o bom acompanhamento dos conteúdos escolares.
Profº Crescêncio Ribeiro dos Santos
C.E. La Salle - Pato Branco
C.E. La Salle - Pato Branco
- O que é um PTD?
É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;- É o mesmo que planejamento e plano de aula?
É uma diretriz para as ações educacionais do professor;- Como ele é construído? Que variáveis precisam ser consideradas nesse momento?
§ Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento;§ É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas.§ Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor;§ Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada;§ É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo.§ Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem;§ Possibilita compreender a concepção de ensino-aprendizagem e de avaliação do professor;§ Orienta /direciona o trabalho do professor§ Requer conhecimento prévio da Proposta Pedagógica Curricular;§ Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.
- Tem um formato específico?
1. Conteúdos específicos 2. Justificativa 3. Encaminhamentos metodológicos (métodos, recursos, estratégias) 4. Avaliação (critérios, instrumentos) 5. Referências2. Justificativa: Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes e específicos como opção política, educativa e formativa.
3. Encaminhamentos metodológicos: O conjunto de determinados princípios, métodos, recursos e estratégias para chegar aos objetivos; o processo de investigação teórica e de ação prática.
4. Avaliação: seleção de instrumentos e definição de critérios que estabelecem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo específico é preciso ter claro o que se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar.
5. Referências: permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências além dos livros didáticos.
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