BIOLOGIA MOLECULAR,
GENÉTICA, E EVOLUÇÃO
A biologia molecular é a área da biologia que propiciou, nas últimas décadas, os maiores avanços em conhecimentos e tecnologia. Associadas ao que já se conhecia anteriormente graças à genética, técnicas como o seqüenciamento rápido de DNA, a hibridação in vitro de células, o uso de enzimas de restrição, a transferência de genes e a clonagem estão permitindo a investigação de questões altamente complexas, antes impossíveis de serem consideradas, ampliando-se, assim, consideravelmente as fronteiras do conhecimento em biologia.
Uma das fronteiras que se expande rapidamente, incentivada pela biologia molecular, é, sem dúvida, o estudo das questões evolucionárias. Com o uso cada dia mais freqüente da comparação de seqüências de DNA de diferentes organismos, tem sido possível estabelecer, por exemplo, relações de proximidade entre as diferentes espécies. Também têm sido significativos os resultados obtidos no estudo comparativo da constituição genética das diferentes populações humanas, o que tem alargado os horizontes do conhecimento a respeito de nossa própria espécie e de sua história evolutiva.
Tantos são os avanços obtidos que relacionam a biologia molecular, a genética e a evolução que optamos por reunir nessa seção os textos relativos a essas três disciplinas da biologia. Ao fazê-lo, nossa intenção foi facilitar ao professor manter-se atualizado em relação ao que há de novo e de inter-relacionado nesses três campos de conhecimento.
Também foi nosso objetivo municiá-lo com informações apresentadas em textos curtos e didáticos, de maneira que possa vir a utilizá-los diretamente com seus alunos, em aula.
Os textos aqui reunidos abordam desde questões básicas, como, por exemplo, a natureza do material genético, até questões mais complexas, como o papel do próprio DNA na diferenciação celular. Além disso, tratam também de temas considerados, por muitos, polêmicos, como a transferência de núcleos
e a modificação genética de organismos.
Ao se tornarem mais e mais presentes no dia-a-dia da sociedade, é importante que essas e outras técnicas advindas dos novos conhecimentos gerados na biologia, sobretudo aquelas que envolvam aspectos éticos, sejam motivo de debate e de crítica em sala de aula. Aliás, essa é uma recomendação
enfatizada nos PCN para o Ensino Médio, nos quais se considera que os conhecimentos em biologia devem, justamente, servir a esse fim: “subsidiar o julgamento de questões polêmicas”.
Se os objetivos a serem atingidos no ensino de biologia fossem hierarquizados, estabelecendo-se as metas prioritárias a serem conquistadas, sem dúvida, a formação de um cidadão que domine a informação científica, a ponto de tornar-se crítico em relação aos próprios avanços científicos, ocuparia a primeira posição.
É a esse fim que se devem destinar os esforços dos professores. Com os textos apresentados a seguir, esperamos auxiliá-los nessa tarefa.
1. Ensino de Biologia. 2. Biologia educacional. I. Costa, Vera Rita da. II.
Costa, Edson Valério da. III. Brasil. Secretaria de Educação Básica.
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