quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A vitamina C de fato evita gripes e resfriados?

Centenas de artigos científicos foram publicados, nos últimos 20 anos, sobre esse assunto. Acredita-se hoje,
com base em estudos consistentes, que o uso preventivo de vitamina C – ou ácido ascórbico – não tem efeito significativo na redução da incidência de resfriado e gripe. Em algumas pesquisas, o percentual de indivíduos doentes diminuiu, de forma discreta, mas não se pode afirmar se isso ocorreu por um efeito biológico da vitamina ou se é apenas um desvio estatístico.
Estudos
linfócitos T e das células natural killer (outros tipos de leucócitos). Estudos clínicos em indivíduos sadios e doentes são poucos e em geral sem os controles adequados. Não existe ainda qualquer comprovação experimental da hipótese de que doses elevadas de vitamina C tornariam as pessoas menos suscetíveis a infecções – essa suplementação tem pouco efeito sobre a concentração de anticorpos no sangue. Essa vitamina, porém, tem reconhecidos efeitos antioxidantes, ajudando a eliminar os chamados “radicais livres” (radicais químicos muito reativos, que podem causar danos a células e tecidos do corpo).
Quanto ao uso terapêutico da vitamina C, sua ingestão regular não é necessária para o alívio do resfriado comum. Ao contrário, alguns especialistas afirmam que o excesso dessa vitamina poderia ter efeitos colaterais tóxicos. Ela é um nutriente essencial, não sintetizado pelo organismo humano, e por isso deve ser
ingerida diariamente, para a manutenção de um estoque corporal. No entanto, já está presente em diversos alimentos, como verduras, frutas cítricas e tomate, e uma dieta bem balanceada é suficiente para suprir as necessidades nutricionais.
[CH 187 – outubro/2002]

Antonio Zuliani
DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA,
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU,
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
in vitro, porém, revelam que essa vitamina favorece a resposta imunológica celular, em especial acelerando a proliferação dos leucócitos (glóbulos brancos) polimorfonucleares e potencializando a ação dos

Nenhum comentário:

Postar um comentário