quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O que é a dor? Como ela acontece e o que se pode fazer para aliviá-la?

A dor é um fenômeno subjetivo caracterizado por reações individuais. Aspectos psíquicos, físicos e sociais – como sexo e nacionalidade, por exemplo – determinam a intensidade dessas reações que dependem, essencialmente, das memórias que cada indivíduo tem a respeito da dor em sua vida. Por isso, as respostas aos estímulos dolorosos são tão particulares e variáveis.
A dor ocorre toda vez que um agente físico atinge algum segmento do nosso organismo, provocando uma lesão que pode variar de insignificante a definitiva, dependendo de sua intensidade. Tal lesão é capaz de excitar determinados grupos de células que, por sua vez, levam o estímulo ao cérebro, provocando uma imediata sensação desagradável – a dor – e reações nos tecidos, como vasodilatação ou vasoconstricção, taquicardia e elevação da pressão arterial.
Para diminuir esses efeitos, existem técnicas que bloqueiam a viagem dos estímulos dolorosos até o cérebro. Tais técnicas podem ser divididas em químicas (medicamentos que bloqueiam os receptores cerebrais da dor, como analgésicos de modo geral), mecânicas (cirurgias que visam a interromper a via de condução da dor e consistem na seção ou cauterização de centros nervosos específicos, assim como na estimulação de outros centros capazes de liberar na corrente sangüínea neurohormônios ou endorfinas, que funcionam como analgésicos naturais) e físicas (utilização de calor ou frio, como na fisioterapia).
[CH 182 – maio/2002]

Carlos Telles
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS,
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário