quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Qual o tempo médio para absorção dos nutrientes contidos em alimentos como um chá, uma barra de chocolate ou uma fatia de carne?

Os alimentos, em geral, inclusive os citados acima, fornecem em proporções variáveis água, eletrólitos, vitaminas, proteínas (aminoácidos, di e tripeptídeos), carboidratos (monossacarídeos – hexoses e pentoses) e lipídios (triglicerídeos – glicerol e ácidos graxos).
O tempo de absorção dos nutrientes varia de acordo com o predomínio de um ou outro na composição da dieta. Existe uma inter-relação entre as diversas absorções, o que torna difícil a definição de um tempo específico para a absorção de cada tipo de nutriente. Mesmo dentro de um mesmo grupo de alimentos, podemos observar diferenças na velocidade de absorção. No entanto, em quatro ou cinco horas praticamente todo o alimento ingerido terá sido absorvido.
O alimento vai da boca ao estômago em cerca de 10 segundos e, em uma dieta balanceada, passa do estômago para o duodeno (primeira porção do intestino delgado, onde a absorção de nutrientes se processa mais intensamente), em cerca de duas a três horas. Dietas gordurosas tornam mais lento o tempo de passagem do alimento do estômago para o duodeno. Como conseqüência, o tempo necessário para digestão e absorção aumenta. As dietas ricas em carboidratos (chamadas glicídicas) são mais facilmente absorvidas. Alguns elementos, como a água, permanecem sendo absorvidos por todo o tempo, mesmo no intestino grosso, o que explica as fezes duras e ressequidas da constipação crônica.
[CH 175 – setembro/2001]

Milton Melciades
Barbosa Costa
DEPARTAMENTO DE ANATOMIA,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário