sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AIDS

Como pode uma pessoa que nunca teve contato
com a Aids já nascer imune ao vírus, se seu organismo
não conhece a doença?

O HIV, vírus que causa a Aids, infecta principalmente células que apresentam em sua superfície uma molécula chamada CD4 – presente especialmente nos linfócitos T-helper (os que “coordenam” a resposta do organismo a agentes invasores) e nos macrófagos (leucócitos que ‘ingerem’ e digerem os agentes invasores, apresentando ao sistema imunológico os antígenos que desencadeiam a resposta
contra os mesmos). A molécula CD4 serve como receptor do vírus, assemelhandose a uma “fechadura“ que ele precisa abrir para entrar na célula.
Para infectar células humanas, porém, é preciso abrir, ao mesmo tempo, outra fechadura (uma molécula denominada receptor de quimiocinas), que serve de coreceptor para o vírus. Quimiocinas são substâncias usadas por células do sistema de defesa como um sistema de comunicação, e a presença de seus receptores (entre eles a molécula CCR5) na superfície de células também é essencial para que a infecção ocorra. Segundo dados já conhecidos, os indivíduos que apresentam mutação em ambos os alelos (cópias) do gene que codifica a CCR5 (cerca de 1% da população caucasiana) seriam menos suscetíveis à infecção pelo HIV, pois este não conseguiria abrir essa fechadura modificada.
Nos que têm apenas um alelo mutado (cerca de 15% das pessoas com ascendência européia), a progressão da imunodeficiência causada por esse vírus é mais lenta.

Mauro Schechter
LABORATÓRIO DE AIDS,
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO,
UNIVERSIDADE FEDERAL
DO RIO DE JANEIRO


Biologia : ensino médio / organização e seleção de textos Vera Rita da
Costa, Edson Valério da Costa. – Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2006.
125 p. (Coleção Explorando o ensino; v. 6)

Um comentário:

  1. muda o fundo, ou a letra, deixando assim mais claro.
    fica mais visivel e nao ira ficar cansativo de ler. DICA# ;)

    ResponderExcluir